segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Passo a passo quadros de areia

Desta vez vou fazer uma coisa que habitualmente não gosto de fazer, criar este passo a passo quando eu própria sou ainda uma ignorante nesta área, mas como muitas pessoas se têm mostrado interessadas na técnica e perguntam como se faz e eu, como sabem, não consigo ir de blog em blog explicar o que sei, resolvi criar este este passo a passo.
Assim perdoem-me se dizer algum disparate.
Basicamente é uma técnica muito simples e não é fabulosamente cara. Na foto abaixo estão as marcas que escolhi depois de ter comprado já duas ou três areias e papeis de marcas diferentes e não ter gostado porque ou o papel não tem boa aderencia ou as areias têm um granulo demasiado grande.
Compro estes materiais basicamente em duas lojas
"Fios de Alfazema"
Rua Bernardim Ribeiro, nº 21 Lisboa
ou
"Pinceladas e Gatafunhos "
Praça da República, nº 8 Alhos Vedros


Material:
Pelicula adesiva "PolyPhan" de dupla face ( Folha A3 ou rolo)
Areia coloridas "Arenart
Spray fixativo "Arenart" X-acto
Papel quimico



Passar o desenho para o papel do lado quadriculado e com o X acto recortar o papel protector das diferentes zonas do desenho mas sem retirar o papel protector. Por zonas ir retirando o papel e colocar a areia levantando a mão mais alto ou mais baixo consoante se queira dispersar mais ou menos a areia. Pressionar com o dedo e retirar o excesso para uma folha á parte para aproveitar o que resta da areia e partir para um novo pedaçinho previamente recortado.
Atenção demasiada pressão no X acto e corta-se também a tela. Começar pelas cores mais fortes para não manchar as mais claras e nunca colocar a mão na tela desprotegida para não retirar a cola. No final aplicar o spray para fixar as areias
Recomendo a Bricolage deste mês, nº 84, onde vem uma descrição exaustiva da técnica com um trabalho muito bonito de uma senhora chamada Eduarda Sarmento e uma visita ao site da arenart, que é espanhol e tem uma galeria de trabalhos formidavel.
Espero ter ajudado, o resultado é muito mas muito bonito e só tenho pena que as fotos não transmitam a textura dos quadros, estou completamente rendida e nos próximos tempos espero conseguir aperfeiçoar-me mais. Quando aprender alguns "truques" venho aqui acrescentar a esta entrada.
Se alguém quiser partilhar algumas dicas agradeço imenso


E agora meninos que dizem deste quadro, para mim é o mais bonito, claro foi o mais trabalhoso, isto é um bocadinho como os puzzles, o "nº de peças" tem que aumentar

45 comentários:

Adelaide Mesquita disse...

Olá Carla, está FANTÁSTICO e em muito pouco tempo.
Parabéns e beijinhos

mahese disse...

Olá Carla!
está um espetáculo!
lindoooooooo!
Parabéns!
obrigado por ter publicado todo o processo...
Boa semana
bjs.
Mahese

Carla disse...

Nossa, é muito lindo mesmo e você muito especial por dividir sua experiência.
Parabéns!!!!
Abraços, Carla.

Trocca Tintas disse...

O quadro ficou fantástico ... cheio de cor e vida ... tipicamente um trabalho seu!! Claramente ...

Um bjo e uma boa semana,


Trocca Tintas =)

Cafofo da Mônica disse...

Oi,Carla!!!!
menina....que quadro maravilhoso!!!
olha,não conhecia esta tecnica é muito linda mesmo.
parabéns por mais um lindo trabalho e desta vez nos ensinando.
lhe desejo uma ótima semana.
beijos no coração,
Mônica Beatriz.

Mary C.M. disse...

Oi Carla,
que magnifico quadro com areias!! e brilhantemente realizado.
Bjinhos e uma óptima semana

Nanah disse...

Olá Carla!
Só para agradecer o passo a passo tão útil.
Continuação de boa semana.
Nanah.

Laurita disse...

Olá meu bombom colorido, o Picasso deve estar a roer-se de inveja, pois com o teu toque final nem é picasso nem carla é PICARLA. Adorei está magnifico como sempre com esse estilo maravilha. Beijócas e boa semaninha.

Ana Rita Teixeira disse...

Olá! Nem sei o que dizer deste quadro, está tão lindo, tão lindo, tão lindo que só lindo é pouco! Está fantástico, maravilhoso, com cores muito alegres, está mesmo d+++++++! Parabéns! Bjs

aguadecolores disse...

Gracias por compartirlo!!!
Me encanta
besos de colores

Maria Tavares disse...

Carla

Sinceramente, acho que está fabuloso! E escusas de ficar a pensar que estou só a ser simpática (já sabes que não sou:) ) . Acho mesmo fabuloso! Até vou ver outra vez!

Beijos
Maria Tavares

Arte Com Paixão disse...

Olá!

Lindo trabalho!

Adorei a técnica...tenho que experimentar!

Beijos

Mona Lisa disse...

Olá Carla

Admiro a tua partilha!

Mesmo sem jeito nenhum gostei de ler.

Ahhhhhhhhh, mas adorei mesmo o DESENHO!
Um assombro!

Bjs.

Elisa

guida disse...

Carla!!!!!
Eu estou "pasma"!!!!!!!!
Lindo!!!!!!!!
Mas onde é que vais desencantar tanta coisa????
E tempo para isso tudo???
Está uma perfeição! Parece que sempre fizeste isso! E o mais engraçado é que tem o teu cunho pessoal, as tuas cores.Olha, magnífico! PARABÉNS!!!!!!
Beijinhos

Linda disse...

Olá Carla
Muito obrigada por partilhares está técnica que acho muito bonita e faz trabalhos fantásticos.
Tem uma boa semana.
beijinhos.
Linda

Maria Cusca disse...

Nunca chegas tarde, amiga.
Chegas sempre a horas.
O que conta é a intenção.
Obrigada pela presença e pelo carinho.
Quando vier de férias venho ver este passo a passo, porque agora as duas e tal da manhã, já nem consigo ler.
Jinhos grandes e uma óptima semana

Marina Dias disse...

Amiga realmente è como dizes quanto mais peças tem um puzzle mais bonito fica,assim como os teus quadros.
Este está magnifico,para mim tambem é o mais bonito,pelo menos até agora,pois pelo que vejo não vais parar tão cedo de practicar esta técnica e de certeza que cada um que fizeres será sempre mais bonito e mais perfeito que o anterior.
Jokytas Marina

Maison da Mónica disse...

Olá Carla.
O trabalho ficou muito bonito.
Obrigada por partilhares connosco esta técnica.
Boa semana
Bjinhos

Estrelinha disse...

Está muito bonito o trabalho. Muito obrigado da minha parte por postares o passo a passo. Um dia destes experimento. Beijinhos e boa semana.

Rita Sampaio disse...

Olá,

Fantástico o quadro. Por acaso preciso fazer umas telas para minha casa, quem sabe não tento esta técnica :)

beijinhos

Anónimo disse...

OLá carla!muito habilidade,nas suas mãos!e mt bom gosto.bjs.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá Carla

Obrigada pela partilha, és uma querida!
Deixo-te um grande beijinho com carinho e amizade
Vóvó Cassilda

coisascomgosto disse...

Olá Carla

Obrigada pela visita :)
Fiquei deliciada com estes trabalhos com areia...muito originais...
Bjs
Sandra

Benó disse...

Eu que sou leiga na matéria, achei a explicação facilima de seguir.
Parabéns pela tua amabilidade em ensinares o que vais aprendendo.
O resultado final está lindérrimo.
Uma boa semana.

Margaret disse...

Carla os seus quadros com areia estão simplesmente maravilhosos.

Adoreiiiiiii,quem sabe um dia eu faça algum.

Beijos

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
muito bem, estou a ver k estás a ficar famosa nesta técnica...
daqui a nada, estás a dar workshops...
gostei muito da tua partilha.
e ainda mais deste quadro fantástico.
tens razão, está o máximo.
fica bem,jinhos***

CHARO disse...

¡¡¡ QUE LINDO TRABAJO !!! Y QUE PERFECCION, la explicación perfecta y el dibujo muy ...muy bonito,...besitoss

Deborah Lobo disse...

Olá Carla,tudo bem?Desculpas vc desaparecer do meu blog,é que não sei mexer bem nesce negócio,coloco uma, tiro outra e aí por diante mais agora esta de volta! não foi eu quem fiz o blog então fico um pouco enrolada e quem fez sumiu,então tem algumas coisas que ainda não sei fazer.
Seus quadros de areia estão belissimos...Vc é danada mesmo suas artes são perfeita bjs,fique com Deus.

M. Céu Fernandes disse...

OLá querida.
Tudo bem? Não tens aparecido pelo meu cantinho... Tenho muitas novidades!
Adorei o teu quadro. Ficou espectacular! Realmente deve ser necessária muita paciência, mas olha que vale bem a pena!
Bjs e boa semana.
M. Céu

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
hummm, uma visitinha tua...
bigado.
compreendo perfeitamente a tua correria.
fica bem,jinhos***

Ana Zuzarte disse...

Olá Amiga
Obrigado por partilhares, és uma querida
O que dizer deste quadro, eu acho que me estou sempre a repetir, mas não me lembro de mais adjectivos para qualificar os teus trabalhos.
ESPECTACULAR!!!
Bjs
Ana

Artes da Yolita disse...

Olha ca giiiirooooo!!!!!
E com PAP e tudo!!!! Para já, ficou um show o quadro, essa é a primeira, a 2ª... bom, a 2ª é que vou ter de experimentar esta técnica!!!!
Bêjuzinhos

Auta disse...

Olá Carla, estes e todos os seus trabalhos são muito divinos, parabéns. Sempre que acordo desanimada venho cheretar as suas obras de artes e o meu ânimo melhora diante de tanta beleza, Deus abençõe essaa mãos divinas sempre.
Visite o meu blog tem um miminho para vc.
Bjos e fica com Deus!

Unknown disse...

Qua in Italia si sta iniziando a conoscere questo prodotto-Arenas...

Mi piace tanto l'etnico , queste sabbie lo rende molto materico , complimenti :-)

Clau Di Genova disse...

Oi , linda!!!
Isso sim é q é desmistificar!!!
Adorei a explicação , muito interessante o processo e depois de saber como é detalhado , valorizo seus belos resultados ainda mais!
Beijos, querida!

Isaura disse...

Mas que lindo que ficou, Carla!
Obrigado pela partilha, bem hajas menina.
Não tenho aparecido muito, mas o tempo cada vez é mais curto, desculpa.
Beijinhos
Isaura

Elisabete Rolo disse...

Amiga dá para ver bem. Mas tu és mesmo um poço de surpresas. Qual Picasso qual quê. Ficou tudo do melhor. Como não sou capaz de fazer, admiro bastante quem o faz. E tu fazes muito bem. Tudo cheio de cor e vontade, sem duvida. Beijo grande e bom fim de semana. Não tenho comentado mas tenho andado a par. (tempo.. tempo...onde anda ele??)

Catering & Manias disse...

ola.

Adorei todos os seus trabalhos.
Gostava de saber o nome e morada dos sitios onde encontra as areias desta marca, pois na Rua castilho não encontrei nada e as que encontro são um pouco grosseiras e como voce aconselhou gostava de experimentar esta marca.

CARLITA disse...

O QUADRO DE AREIA TÁ MUITO BONITO. NAO PERCEBI BEM COMO SE FAZ. POE-SE COLA NA TELA E DEPOIS O PAPEL AUTOCOLANTE? BJS E PARABENS! carlita.andinas@gmail.com
Obrigada

❤Artes da Guida❤ disse...

Olá. o trabalho está lindo, nota-se que deu muito trabalho, pois com tanto pormenor era impossível. Desconhecia esta técnica mas estou tentada a experimentar. obrigada por partilhar o PAP, beijinhos e bom fds

Rute Sacramento disse...

Olá Carla, obrigada pelos elogios aos meus trabalhos.
Tenho a dizer que este quadro esta realmente espetacular.
Estou a contar ir ao workshop de areias no proximo sabado aos fios de alfazema e poder mostrar tb umas coisas bonitas na proxima semana.
Beijinhos

Cidinha disse...

O que dizer deste teu trabalho???? Com sempre, minha amiga, lindo de morrer! A composição extremamente bonita, as cores, os motivos...enfim vc sabe que sempre a-m-o os teus trabalhos!

beijão
Cidinha

cecilia.cascais disse...

Está fabuloso cheguei aqui pela Catarina do Mundo da CAT,que é minh amiga,adoro estes trabalhos acho que vou experimentar,obrigada pelo pap
beijos e parabens
ah vou ficar seguidora

Anónimo disse...

Olá....

Sou do Brasil e fiquei radiante ao encontrar, em seu blog, esta matéria sobre pinturas com areia, não só pela qualidade e beleza do trabalho mas também, e sendo honesto PRINCIPALMENTE, por localizar um nucleo de pessoas interessadas nesta técnica.
Ocorre que, em minha Empresa, produzimos as lâminas e também as areias coloridas necessárias para essa atividade.
Tomo a liberdade de citar nosso sites www.pedraecor.com.br e www.lojadedecorecos.com.br ( este ainda em contrução) para visualizações e contatos.
Obrigado

sabrina disse...

Ola adorei queria fazer um mas nao encontro areia colorida