quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Como pintar telhas

Como já me foi colocada várias vezes a questão de como pintar telhas vou aqui deixar umas dicas gerais de como o faço e que materiais utilizo. Adorava responder pessoalmente a cada um dos amigos mas espero que compreendam que disponho de pouco tempo livre e por vezes não consigo organizar-me para fazer todas as visitas que desejava.
As telhas são uma óptima base para trabalhar porque encontram-se á venda em qualquer casa de venda de materiais de construção e com um preço que varia entre 0.5 e 1.2 euros salvo algumas especiais, super leves feitas por poucos oleiros que são dez vezes mais caras, ou seja, podemos estragar uma data delas sem ficar com muitos remorsos. Primeiro passo é fazer os furos ( não vá termos o azar de a partir) depois é lavar para assegurar que não fica nenhum residuo de poeiras e deixar secar muito bem . Dar uma base, própria para ceramica ou uma camada de tinta branca e deixar secar muito bem . Passar o desenho que se idealizou e se tem em papel vegetal, com um quimico para a telha. Pintar com tinta acrilica ( pessoalmente sou fã das tintas da Americana) ou óleo como se pintasse uma caixa ou uma tela. Podemos utilizar as mesmas técnicas que para as madeiras; decoupage, colagem de tecidos, pintura á mão livre, biscuit, fimo etc. Finalizar o trabalho com uma boa camada de verniz para impermeabilizar a peça final. Não sei se fui clara na minha explicação, mas qualquer dúvida em particular, não hesitem que se eu souber respondo, logo, logo

11 comentários:

Mona Lisa disse...

Oi Carla.

Gostei de ficar a saber a técnica da pintura das telhas, mesmo não me atrevendo a experimentar...
Foi bonito da sua parte partilhar...o seu saber...

Bjs.
Lisa

Sandra Caetano disse...

Olá Carla,

Obrigado por partilhares connosco...qualquer dia ...arrisco!!

Bjs

Sandra

Paulinha disse...

Entao pensa nisso querida e depois diz me o preço que seria.
Apaixonei me pelos teus paninhos e cmo nao sei pintar em tecido...
Um beijinho grande

magsan disse...

Muito obrigada pela dica, dá mesmo vontade de experimentar... ;O)

Susie L disse...

Olá Carla,

não fui das que pediu como fazias as telhas, mas gostei nuito da tua explicação... fiquei até com vontade de experimentar.. quem sabe?
Bom fim-de-semana.

Bjs
Susie L

Unknown disse...

ola

adorei as dikas ms eu so se tentar em decoupagem ..pois de resto nao tenho jeito nenhum, é que nem la vou com explicação borro a obra toda :)

beijos

Anónimo disse...

Ola Carla Gostei muito de suas dicas ...

Pois bem, estou pintando em telhas tambem mais nao utilizo ainda a tinta acrilica por ser apenas uma experiencia que ao meu ver esta saindo muito bem :)

Utilizo corante de misturar no cal!
sai bem legal!

Fiquei com duas duvidas!
Utilizei em meu primeiro desenho na telha o papel vegetal mais o que seria um papel quimico como eu uso ele?

E tambem qual seria a diferença da tinta acrilica? ela deixa o desenho meio que sobre sautado? tipo como se fosse uma tinta mais grossa como ja vi em quadros?

Ps: essa tinta é cara?

Se eu pudesse queria partilhar fotos com vc pra ver o que tu acha!Se quiser !

Espero resposta pelo meu email se nao for muito encomodo!

valmirsk8_ubasuf@hotmail.com
Muito Obrigado!

Freitas disse...

É sempre bom falar do que gostamos e ajudar ao próximo.

Enfim, achei legal seu blog.

Sucesso sempre!

Atenciosamente,
Como Pintar
www.comopintar.com.br

Regina Cabral disse...

Querida amiga, adorei seu blog, a tempos eu pensei fazer pintura em telhas, mas...sabe como é nem todas que sabem gostam de ensinar,mas vc é diferente, e agora, fiquei sabendo mas um pouquinho.Vou tentar muito obrigada.Beijos e continue assim!!

mariaramos disse...

Olá!

Ótima a sua explicação! mesmo o que eu procurava.
Grata por partilhar o seu saber. Bem haja!
Felicidade para si.maria

sergio disse...


artigo muito interessante, estão de parabéns. espero que visitem minha pagina de pintura e decoração com fotos e videos de (antes e depois)